sábado, 5 de dezembro de 2015

UMA GALINHA

Vi em algum lugar que hoje é dia do primo.
Lembrei desse texto e pensei em colocar de novo na rede.
Quando escrevi, quis dedicar a minha Mãe minhas irmãs e outras mulheres maravilhosas que conheço, mas não deu certo. Fica agora dedicado a ELAS
Mas quem são ELAS?
ELAS sabem que são. Beijo a todos

Entre nós, nordestinos e descendentes, como é meu caso, os graus de parentesco são diferenciados.
Primos. Primos são, os filhos dos meus tios e das minhas tias, certo? Nem sempre.
Eu tenho um primo. Filho do irmão do meu pai. Esse meu primo, tem um primo, filho da irmã da mãe dele. Então, ja virou primo. Só por ser primo do meu primo.
Marcamos uma balada, eu esse primo do meu primo e um amigo dele. Se a gente se der der bem, o cara, amigo do primo do meu primo ja me apresenta como primo dele. É uma festa. Adoro isso!
Uma prima minha, nos anos dois mil e pouco, comprou um terreno na Vila das Roseiras e construiu uma casinha. Vila das Roseiras é extremo leste de São Paulo, perto da divisa com Ferraz de Vasconcelos.
O filho da Mãe que vendeu o terreno parece que não poderia ter vendido, e na hora de legalizar foi aquele imbróglio. Como a pobre tinha gasto tudo o que tinha pra comprar e construir, foi morar do jeito que estava. Com luz e água na gambiarra.Comprou, pagou e vivia como invasor. Coisas de Brasil.... Hoje ta tudo resolvido. Tá até bonito o lugar, mas na época....
Como sou o primo eletricista, fui lá fazer a instalação elétrica da moça. Domingão de folga, lá vou eu.
Um frio, uma garoa de dias, aquela rua que dá pra fazer um campeonato de carrinho de rolimã. descidona de mais de quinhentos metros.
Cheguei lá pelas sete e meia. Minha prima já estava esperando, o marido dela, que virou primo, trabalhando. Comecei a fazer o serviço. Puxa fio daqui, coloca tomada lá, instala chuveiro etc... Acabei as três da tarde. Isso porque um primo, que morava na rua de traz, veio com a esposa, também prima, ajudar.
Almoçamos todos, eles ficaram, eu fui embora.
Lembra aquela descidona?Agora era uma subidona...
quando eu era adolescente, era considerado um cara alto. tenho 1.81m. hoje no máximo, estatura média. De vez em quando trombo com uns moleque de 2.00m, 2.10m. Dá até medo.Penso. Esse cara tem que ser amigo, pois pra brigar não dá, pra correr também não. Fica difícil... Viva a Evolução!
Voltando à subidona. To lá, cansadíssimo, subindo a rua, sensação de dever cumprido, meio emocionado de ver aquela gente boa realizando um sonho e comovido com sua hospitalidade, de repente, olho pra baixo e vejo uma galinha, no meio da rua, com uma ninhada de pintinhos. Só eu e eles naquela garôa.Ela não sabia que eu era, so sabia que tinha que proteger sua prole. Um serzinho ve um outro com quarenta vezes o seu peso, seis vezes sua altura, mas se imagina que pode.ameaçar seus filhinhos, vira uma fera.
Com toda sua impotência, esquece o que significa medo, se arma com o que tem ( um bico e oito unhas) e enfrenta um gigante!
Como todo que me conhecem me chama de Ogro, Carcamano, Estúpido, Insensível, fiz o que qualquer cara com o meu perfil faria, reconheci a grandeza do gesto. Instintivo mas belo, contornei a galinha com sua prole e subi a rua. Chorando como uma menininha.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

oi pessoas, deixem seus comentários. Vou tentar manter todos. Elogiando ou criticando. Obrigaduuuuuuuu